Publicidade

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Amante - Malbec Rosé #cbe


Com a mesma satisfação que os grandes vinhos nos proporcionam, escrevo este 1º. Artigo para cbe. Neste mês a escolha dos temas ficou com Deco Rossi:

Tema de Dezembro da CBE:
"Vinho Branco do novo mundo, exceto Chardonnay e Sauvigno Blanc, sem limite de preço."

Tema Extra de Final de Ano:
"Espumante rosé, método champenoise, qualquer preço."

De forma simplista decidi começar com o tema extra, quem sabe uma indicação para as festas de final de ano dos amigos. O vinho apreciado foi “Amante” – Malbec Rosé (2008) – Casa Valduga.

Vinho de visual alaranjado, aspecto doce, perlage fina e persistente. Choro longo na taça. Sensação olfativa de guaraná e açaí. O paladar comprovou a lembrança do açaí, e evidenciou aspecto cítrico. Após os primeiros goles notei um frescor no céu da boca e um retrogosto longo e agradável.

Durante a degustação foi notório a evolução do vinho, as percepções olfativas e degustativas. O aumento do apetite também. rsrs

Para acompanhar e testar a capacidade deste vinho para ceias e encontros natalinos, alguns itens foram postos à mesa:

Damasco Turco: Doce como mel, combinação recomendada. Ambos os sabores puderam ser notados.
Uva Passa Preta: Menos doce que a petisco anterior. Em contato com vinho manteve-se saboroso, mas ofuscado. Ampliou a sensação cítrica no vinho. Recomendado como acompanhamento.
Por fim, o prato foi queijo temperado com azeite, orégano e manjericão. A combinação pouco agradou e o vinho remeteu imediatamente a lembrança e sabor de água ardente, com a manutenção da característica cítrica.

Conclusivo para mim que este vinho é muito bom, paladar e final dentro do esperado, saboroso. Sua combinação com doce é muito mais indicada do que salgado.
Recomendado para reuniões descontraídas e encontros casuais. Nesta época, as festas de final de ano. Para jantares, procurar outras opções.

Dentro do critério de avaliação deste despretensioso blog, este vinho está no nível 4.
4. Ótimo, diferenciado. Deixará lembrança.

Para a segunda degustação deste mês, o escolhido foi o vinho “Avondale” 2009 – Chenin Blanc da África do Sul. Espero postar logo no dia 02 de Janeiro.

Vale à pena conferir.

Abraços e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário